quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aprendendo com e ao longo da vida

O título do texto do professor Moran ‘Aprendendo com e ao longo da vida’ já me chamou a atenção para o seu conteúdo, pois acredito que viver é um eterno aprendizado, que nunca podemos nos sentir prontos, acabados. Então, como aprendizes eternos que somos temos um longo caminho a percorrer enquanto nos houver vida. A educação inovadora, capaz de transformar perpassa por esta compreensão de que todos nós somos alunos na escola da vida, que em um dado momento somos capazes de ensinar e em outro de aprender, ora somos professores, ora somos alunos, que a vida é uma estrada de mão-dupla.
Na educação tradicional o professor se julgava detentor do saber, acima do bem e do mal, um ser superior ao aluno. O aluno era visto como um papel em branco, sem conteúdo, sem história, somente um receptor das informações passadas pelo mestre.
Ensinar e aprender hoje faz parte de um mesmo nível. Todos somos aprendizes e também capazes de ensinar.
E se ainda não mudamos nossos paradigmas, ainda há tempo. A cada novo dia temos a oportunidade de recomeçar, de aceitar novos desafios, de rever nossos conceitos e mudar o rumo da nossa história. Ser educador hoje é um desafio que exige muito mais flexibilidade do que conteúdo, muito mais afetividade do que informação, porque as informações estão aí em qualquer parte, eles não precisam de um professor para obter informações, é só escolher o tema e colocá-lo em um site de busca e pronto lá estarão milhares de informações sobre aquele tema. Agora as pontes que vão interligar estas informações passa pelas relações interpessoais que iremos fazer com os nossos alunos.
Profª. GLAUCIA ESTEVES

Nenhum comentário: