sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tecnologias-Turma 2

Reflexão sobre uso das Tecnologias
Helena Barbosa - Turma 2
A tecnologia pode ajudar a escola levar os seus alunos a um novo paradigma ?
Sim, desde que a tecnologia esteja a serviço das metas educacionais e não a serviço da criação de novas necessidades artificiais .
Como disse o David A. Dockterman (Great Teaching in the One Computer Classroom (Cambridge, Massachusetts: Tom Snyder Productions, 1991), "A Escola Ideal é uma escola onde a aprendizagem ocorre com e não a partir dos computadores".
É necessário que o seu uso não torne o trabalho do professor mais difícil, ofereça flexibilidade pedagógica (a tecnologia deve apoiar as várias formas que um professor usa para ensinar) e estar acessível (o professor tem que ter acesso à tecnologia dentro e fora da sala de aula).
Introdução de Novas Tecnologias na Escola
Podemos identificar algumas etapas quando introduzimos uma nova tecnologia na escola:
em primeiro lugar há um período de euforia que é aquele em que se está adquirindo os equipamentos;
depois há um período que os equipamentos são deixados de lado e encarados como algo extra, que será usado quando possível, o que parece nunca chegar;posteriormente começa-se a decidir o porque usar o computador; e, finalmente quando não é mais um caso de uso de tecnologia pela tecnologia, ou pelo marketing que isso possa trazer à escola, mas como suporte para uma estratégia pedagógica.
Essa estratégia pedagógica advém como resposta a certas perguntas que cada escola deve fazer:
o que é que queremos que os nossos alunos aprendam a fazer?
quais os métodos que posso usar para ajudá-los alcançar estas metas?
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas, seja nos shopping centers, nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação?
Para nos localizarmos um pouco mais, vejamos o que seria tecnologia. Goodman & Sproull (1990) definem tecnologia como sendo o conhecimento de relações causa-efeito contido (embutido) nas máquinas e equipamentos utilizados para realizar um serviço ou fabricar um produto. Para usuários leigos da palavra, tecnologia significa o conjunto particular de dispositivos, máquinas e outros aparelhos empregados na empresa para a produção de seu resultado.
Já para Fleury (1990), uma abordagem muito diferente enxerga a tecnologia como um pacote de informações organizadas de diversos tipos, provenientes de várias fontes e obtidos através de diversos métodos, utilizado na produção de bens.
Para Gonçalves Lima (1994) a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado).
Neste caso, podemos concluir que a tecnologia seria representada por um conjunto de características especificas do sistema técnico no cenário em que a mesma atua. Podemos então definir resumidamente o que seria tecnologia, como sendo qualquer insumo de produto criado ou então inovado, e que este por sinal tenha seu devido mercado, representado pelas necessidades de utilização no meio em que se encontra inserido.

BIBLIOGRAFIA
Vera Lúcia Câmara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE.
http://www.centrorefeducacional.pro.br/usodas.html
O uso da tecnologia da informática na educação.
Alessandro Marco Rosini Mestre em Administração de Empresas e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Consultor em Tecnologia e Sistemas de Informação.
http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm
Acesso em: 12/09/2008 10:14h

Nenhum comentário: