domingo, 7 de setembro de 2008

Atividade 2 - Turma 1


Para onde caminhamos na educação
Temos que estar preparados todos nós professores, alunos e sociedade em geral, porque as evoluções das tecnologias são muito mais rápidas que as culturais; obrigando atodo mundo buscar as diferentes formas de aprender e conseqüentemente as de organização do ensino. Daqui alguns anos as salas de aulas serão praticamente extintas dando lugar às conexões em rede dentro e fora da escola, trocando informações, experiências e vivências.
O "aprender" não será necessariamente preciso ir a lugares específicos o tempo todo. Todas as salas de aula estarão conectadas, abertas para o mundo; estamos caminhando para um conjunto de situações de educação on-line plenamente audiovisuais, com possibilidade de forte interação, integrando o que de melhor conhecemos da televisão, com o melhor da internet e do celular. Tudo isso exige uma pedagogia muito mais flexível, integradora e experimental diante de tantas situações novas que começamos a enfrentar.
Aos poucos a escola se tornará mais flexível, aberta ,inovadora. Será mais criativa e menos cheia de imposições e obrigações. Diminuirá sensivelmente a obrigação de todos terem que aprender as mesmas coisas no mesmo e spaço, ao mesmo tempo e da mesma forma.
ESCOLA EST. PROFª GUIOMAR DE ALMEIDA PEIXOTO
Atividade-2 turma 1 - Ivanise

Um comentário:

Amabel disse...

Atividade 2 – Turma 1



Segundo o texto do professor Moran, Ensino e Educação de Qualidade, existe atualmente uma procuração com ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade.
Ensino e educação são conceitos diferentes, pois no ensino existe uma organização nas atividades que auxiliam a compreender as áreas específicas do conhecimento. Enquanto a educação evidencia um ensino que integra a vida e leva os alunos a ter uma visão total.
Na realidade em geral não temos um ensino de qualidade, e sim cursos, faculdades, universidades com áreas que se sobressaem das outras. Mas essas instituições de ensino estão longe do conceito de qualidade.
O ensino de qualidade envolve muitas variantes e é muito caro, nem todos têm acesso.
O que temos é um ensino em que há salas de aula com um número excessivo de alunos, os professores são mal pagos conseqüentemente mal preparados, pouco motivados e evoluídos como pessoas.
Alunos dando mais valor ao diploma do que aprender, esforçando-se pouco para conseguir a aprovação, querem ser conduzidos sem questionamentos mas não exploram as possibilidades existentes nas instituições e fora delas.
O ensino em parte se volta para o lucro fácil, pois a procura é grande, com um discurso teórico e que na prática não se confirma.
Mas o ensino de qualidade deve ser sempre procurado, sabendo-se que é um processo longo, caro e não tão lucrativo do que as instituições estão acostumadas.
O desafio maior é caminhar para uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano, para tal precisa mais de pessoas que façam essa integração em si mesma, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social.


Eleny Marina Leite da Silva
Escola Profª Guiomar de Almeida Peixoto