sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Comentário, Turma 2

A Afetividade e a Pedagogia

A vida mudou. O homem mudou. Estamos na era das máquinas, da tecnologia avançada, a sobrevivễncia está nas mãos do homem. Basta querer e tudo se transforma como num passe de mágica. No entanto, o homem contemporâneo está se deixando mais tocar pela razão do que pela emoção. Se ele não tiver adquirido uma vida tranquila e estável desde o seio da família, ao ingressar na Escola será um aluno sem nenhuma afetividade, auto-estima ou perspectiva de vida.
O texto “A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica”, de José Manuel Moran, trata dos problemas observados nos corpos docentes e discentes.
Como consequência das idéias expostas no primeiro parágrafo deste trabalho, também a educação exige mais autoritarismo do que a colaboração. Para Moran, um dos pontos que podem tirar o homem do individualismo e do autoritarismo é a afetividade. para ele “a afetividade facilita a comunicação”.
A educação atual passa por vários problemas. Não há mais limites. Os alunos apresentam distorções de vários tipos. E não se pode culpá-los por estarem inseridos neste mundo onde a guerra e a paz, em todos os sentidos estão em constantes batalhas. A educação escolar é a extensão da educação que o aluno traz de fora dos portões. Para isso é necessário que o professor possua um espírito de coorperação, pratique a pedagogia de inclusão e sobretudo de efetividade para transmitir aos seus alunos segurança e respeito por si e pelos outros.
Enfim, se professor e aluno adquirirem auto-estima e companheirismo , eles se tornarão parceiros na na sala de aula e não gladiadores em uma arena.
Joseli, Escola Moreira e Silva.

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