sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Comentário do texto - turma 2

O EDUCADOR BEM SUCEDIDO

Segundo Moran, a questão é: por que muitos professores da mesma escola, mesmos salários são aceitos e outros não?Vamos fazer uma relexão:como somos quanto profissional e pessoa no trabalho e quando pré-meditamos que vamos ao local de trabalho e que encontraremos lá?esperamos e queremos receber tudo de bom é lógico, mas para que isso aconteça é preciso saber como está nossa capacidade de relacionar-se, de comunicar-se.Pedagógicamente é óbvio nosso papel , incentivar, estimular a aprendizagem aos alunos constante e competentemente.
Mas, a forma de se mostrar interessante ao aluno é feito de forma consciente e inconsciente quando os aceitamos ou não afetivamente,até mesmo antes de o conhecermos, essa atitude é captada pelo aluno da mesma forma.Os professores se preparam para a aula prevendo conflitos, cansados da rotina, distanciamento e esquece que o sucesso pedagógico depende da capacidade de expressar competência intelectual e que conhece de forma pessoal determinada áreas do saber.A junção da competência intelectual, emocional e a ética causa impacto.O aluno está atento á pessoa do professor e não só a fala.
O distanciamentoentre o professor(profissional) e o aluno sempre vai existir, mas por sermos "diferentes" isso pode se tornar interessante, suscitar curiosidade.A tecnologia também não irá resolver esse distanciamento, mas os gestos aproximadores, de participação, acolhimento dentro dos limites sociais e acadêmicos possíveis.
Para ser um bom profissional não precisa ser perfeito.O importante é mostrar-se atento a se evoluir, aprender,ensinar e que consegue despertar, estimular,incentivar as melhores qualidade de cada pessoa.
Profa.Jussara M Jeronimo

Nenhum comentário: