sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Reflexão sobre uso das tecnologias

Reflexão sobre uso das tecnologias.
Cursista: Tenório-Turma 2

Há grande preocupação com o uso das tecnologias na educação, pela exigência dos pais, alunos, pela exigência do mercado de trabalho, para o preparo técnico para lidar com ela. Pois ela está presente no nosso dia-a-dia, nos bancos, nos supermercados, na comunicação, etc.

Mas devemos ter cuidado com a implantação de computadores nas escolas, para não ser utilizado como um fim em si mesmo. a tecnologia deve ser usada para auxiliar, como meio pedagógico, como uma ferramenta a mais que já dispomos para promover e auxiliar no ensino-aprendizagem.

Devemos usar a tecnologia para: despertar o interesse do aluno pela disciplina estudada; para aumentar a criatividade de expressar o conteúdo dessa disciplina; como ferramenta auxiliar na aprendizagem, com software educativo e multimídias; aumentar a produtividade, diminuindo o tempo de aprendizagem de conteúdos; promover atualização no uso das tecnologias.

Devemos ter cuidado com alguns problemas do uso dessas tecnologia: a falta de preparo dos professores e alunos; e a influência dada pelos meios de comunicação, fornecedoras, dando relevância ao uso da tecnologia.

Outos problema do uso da tecnologia da informação, é o fator ético, o plágio, a difamação e a pulblicação de imargem sem autorização na internet, que são pacível de penalidade cívil perante a lei, tanto o autor como os responsáveis.

O uso da tecnologia de informação deve ser usada nas escolas com devido cuidado, para não torná-la uso pelo uso da mesma, sem observar que o objetivo maior é de apropriar dessa tecnologia para promover aprendizagem e ao mesmo tempo preparando para utilização da mesma no dia a dia.




Referencia Bibliografica:
Uso da tecnologia da informática na educação.Uma reflexão no ensino com crianças. Alessandro Marco Rosini ttp://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm acessado em 12/09/08

Uso das novas tecnologias. http://www.centrorefeducacional.pro.br/usodas.html acessado em 12/09/08

Um comentário:

Amabel disse...

Cursista Tenório
Acresentando:

Outos problema do uso da tecnologia da informação, é o fator ético, o plágio, a difamação e a pulblicação de imargem sem autorização na internet, que são pacível de penalidade cívil perante a lei, tanto o autor coms os responsáveis.